Luciana Genro manda apresentador "estudar mais"
Danilo Gentili provoca Luciana Genro e diz que “o socialismo é horrível e fracassou”. Candidata rebateu: “E o capitalismo, tu acha que acertou? Só acha que sim porque estás numa situação privilegiada. Se estivesse hoje na ocupação Anchieta, em que estive, tu ia achar que o capitalismo fracassou também”
A candidata do Psol à presidência da República, Luciana Genro travou um debate com o apresentador Danilo Gentili sobre as experiências de comunismo e socialismo. A ex-deputada recomendou que o apresentador estudasse mais sobre o assunto antes de emitir suas opiniões. Rapidamente, a discussão ganhou as redes sociais. Danilo Gentili é seguidor e admirador confesso de Olavo de Carvalho – uma espécie de guru da nova direita brasileira.
“Você disse que não se viu ainda o socialismo ser colocado em prática embora China, Cuba, Camboja, Coréia do Norte, todos esses lugares horríveis estavam ali seguindo Marx”, disse Danilo Gentili. Luciana Genro imediatamente rebateu. “Não, não estavam. Não estavam seguindo Marx. Coitado do Marx. Ele se vira na tumba a cada vez que seu nome é falado”, respondeu.
VEJA TAMBÉM: Luciana Genro estuda processar Danilo Gentili após ser comparada a Hitler
Danilo Gentili seguiu com a provocação. “Que homem horrível para se comunicar então! Pessoal sempre interpreta ele errado, hein?” Nesse momento, a candidata do Psol demonstrou certa ironia. “E o capitalismo, tu acha que acertou? Só acha que sim porque tu estás numa situação privilegiada. Se tu estivesse hoje na ocupação Anchieta, em que estive hoje, tu ia achar que o capitalismo fracassou também”, disparou.
“Mas se fosse no socialismo eles não estariam morando no barraco, estariam sendo fuzilados nos barracos”, complementou o apresentador. “Isso não é comunismo, Danilo! Se tu estudasses um pouco mais ia conhecer o assunto”, retrucou Luciana, deixando o humorista desconcertado. “Eu acho que em nenhum lugar do mundo nós temos um modelo de sociedade a seguir. Nós precisamos construir o nosso próprio modelo com democracia e com liberdade”, disse a ex-deputada
Luciana continuou ouvindo discursos de Danilo e também de Roger, integrante da banda Ultraje a Rigor e da equipe do programa, sobre o “fracasso” do socialismo em nações que tentaram colocá-lo em prática. O músico chegou a dizer que esses regimes “já mataram mais de 80 milhões de pessoas no mundo” e que “velhões babões” ainda acreditam neles.
VEJA TAMBÉM: Cantor Roger xinga jornalista e debocha de mortos pela ditadura
“Não me identifico com experiências que se chamavam socialistas e não eram. A ideia do socialismo é uma ideia generosa de igualdade e liberdade. Não é ditatorial. Embora o capitalismo também mate… Muito se fala dos assassinatos cometidos por regimes ‘stalinistas’, mas pouco se fala dos provocados pelo capitalismo, seja pelas guerras, pela fome, pelo desemprego. Em nenhum lugar do mundo temos um modelo a seguir, temos que construir o nosso. Por isso botamos o nome de socialismo e liberdade no nosso partido, para diferenciar de experiências autoritárias”, afirmou, desconstruindo as falas de ambos.
Assista a entrevista:
com Congresso em Foco e Terra