O objetivo da Globo por trás das críticas de Faustão a Michel Temer
Recado da Rede Globo ao criticar o governo que ela ajudou a colocar no poder está dentro do script e revela quem é que manda, de fato. Após a repercussão do episódio, Michel Temer chegou a telefonar para Faustão para prestar esclarecimentos
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, criticou durante seu programa ao vivo na TV Globo no último domingo (25) o projeto de reforma do ensino médio anunciado pelo governo Michel Temer (PMDB) na semana passada.
“A educação física os caras iam tirar. Essa porra desse governo nem começou, não sabe se comunicar e já faz a reforma sem consultar ninguém”, disse Faustão.
O apresentador fez os comentários enquanto falava sobre os Jogos Olímpicos com o ginasta Diego Hypólito, prata no Rio e que estava no estúdio.
“Então, o país que mais precisa de educação faz uma reforma com cinco gatos pingados que não entendem porra nenhuma, que não consultam ninguém e aí, de repente, tiram a educação física, que é fundamental na formação do cidadão”, disse Faustão, para aplausos dos presentes no estúdio.
“Aí, quando você percebe, um país como esse, que tem uma saúde de quinta [categoria], não tem segurança, não tem emprego, não tem respeito a profissões básicas. O país que não respeita professor, pessoal da polícia e pessoal da área de saúde e um país que não oferece o mínimo aos seus cidadãos”, completa o apresentador.
Recado
Para Kiko Nogueira, jornalista e diretor do DCM, a crítica de Fausto Silva à Michel Temer não foi espontânea.
“Não há nada que Faustão faça que não seja combinado com seus donos. Ele passa a impressão de ser o campeão da espontaneidade. Besteira. É cálculo e o papel que ele representa na emissora”, afirmou Nogueira.
O jornalista lembrou ainda que o apresentador global nunca poupou o governo Dilma de comentários ásperos, ao vivo. “Fausto Silva bateu em Dilma ao longo dos últimos anos com força e com vontade. ‘Este é o país da corrupção e da incompetência’, disse uma vez. Detonou a Copa. Elogiou as manifestações da direita. Para cada Marieta Severo, foram milhares de Arys Fontouras”, acrescentou.
“Ao criticar a trapalhada da ‘reforma do ensino médio’, a Globo ganha na aparência de imparcialidade, escalando uma de suas estrelas para se indignar com um governo que a emissora ajudou a colocar no poder. Com o recado, a emissora também mostra quem é que manda, de fato”, finalizou.
Telefonema
De acordo com o jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo, Michel Temer telefonou para Faustão após as críticas que recebeu.
Por telefone, Temer disse a Faustão que as mudanças no ensino médio vinham sendo debatidas há vários anos. O ex-interino esclareceu ainda que a disciplina Educação Física não será excluída do currículo; a princípio, o governo havia anunciado o fim da disciplina, mas corrigiu a trapalhada após uma enxurrada de críticas.
Por fim, Michel Temer teria se comprometido ainda a enviar para Faustão explicações do Ministério da Educação sobre a ‘reforma do ensino médio’.
VÍDEO: