Eleições
Delenda Sensus
Carta Capital
No espaço de duas semanas, o Datafolha, por meio da Folha de S.Paulo, proprietário e, ao que parece, braço armado daquele instituto de pesquisas, atacou dois concorrentes: o Vox Populi e o Sensus. Nos dois casos, os ataques apoiaram-se em suspostos erros dos questionários aplicados aos entrevistados em sondagem sobre a disputa presidencial.
A denúncia de fraude estava fraudada. Os institutos acusados provaram que eram falsos os erros apontados.
Embora a fumaça do bombardeio não tenha passado, a questão técnica parece resolvida. Mas o que poderia ser fruto da disputa de mercado, que gira 1 bilhão de reais por ano, configurou-se como questão política. A fatia das pesquisas no bolo financeiro não passa de modestos 10%.
O fogo pesado das acusações atingiu a Sensus logo após ter projetado empate técnico entre Serra e Dilma, em contraste com o Datafolha, que deu 10 pontos a mais para o tucano.
A fiscalização foi transformada em prática de desmoralização. Denúncias assim levam descrédito às empresas de pesquisas e, principalmente, ao próprio Datafolha, que, por sinal, tem imagem pública muito mais próxima de Serra, se comparada com inexistente identidade entre o Sensus e Dilma.