Leitor de blog é mais informado que jornalistas de papel
Caso Anac
A Folha veio com a história de que a Anac (AgênciaNacional de Aviação Civil) renovou a licença da MTA, contra parecercontrário da diretoria.
A blogosfera desmontou essa tese mostrando que a diretoria negou, porfalta de documentação necessária; e renovou assim que a documentaçãofoi apresentada.
Hoje, os leitores da Folha recebem a seguinte informação (matéria não assinada):
O jornal, que não tem filtros de qualidade, misturou duas decisões: arenovação da concessão da MTA e o aumento do prazo de validade daconcessão. Em nenhum deles — pelas notícias do próprio jornal — houvedecisão monocrática. No primeiro caso, aprovou quando os papéis foramapresentados. No segundo, foi decisão unânime que se estendeu a todasas demais concessões.
Leitores de blog já tem essa informação desde ontem.
O caso dos 5 milhões
Em matéria no Estadão, o repórter Daniel Bramatti escreveu — e a editoria aceitou — a informação de que:
A blogosfera inteira já sabe que a revista tirou da cartola esse valor— pegou a menção a uma comissão de 6%, que valeria para o caso decaptação de financiamentos (que jamais ocorreu) e aplicou sobre o valordos contratos obtidos pela MTA com os Correios. Os jornalistas do Estadão, ainda não — o que dirá, então, os leitores que têm no jornal sua única fonte de informação.
Sem contar que a notícia mais importante do final de semana — a denúncia da CartaCapital deque em 2002 o Banco Central firmou um acordo que colocava todas asinformações bancárias do país em um site controlado por Verônica Serra,filha de José Serra, em sociedade com Verônica Dantas, irmã de DanielDantas.
Em geral, supõe-se que jornalistas tenham mais informações queleitores. A prática está mostrando que leitores de blogs têm maisinformações que repórteres e editores de jornais.
Luis Nassif, em seu blog