Para participar, basta publicar mensagens com a hashtag #DireitosHumanos neste dia 10 de dezembro. A iniciativa, proposta pelo Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, deve ser entendida como uma ação de toda a sociedade brasileira, comprometida com os valores e princípios dos direitos humanos universais.
Declaração é conhecida em todo o planeta
A expressão “Declaração Universal” já se encontra em 9º lugar nos assuntos mais comentados do Brasil, na rede mundial de microblogs, enquanto “Direitos Humanos”, pura e simples (sem ′#′ hashtags), já lidera a discussão no Twitter entre todos os tópicos pesquisados. No mundo, “Derechos Humanos” já é a 7ª expressão mais postada pelos internautas.
Hoje a Declaração Universal de Direitos Humanos é o documento mais traduzido do planeta, com versões em mais de 300 idiomas e dialetos, de Abkhaz (idioma usado na região do Cáucaso) a Zulu (língua falada na África setentrional).
O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia é uma parceria entre seis agências do Sistema ONU e o governo federal brasileiro, com apoio do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, criado pelo governo espanhol.
“Nossa missão é contribuir para a incorporação dos princípios da equidade de gênero, raça e etnia, transparência e inovação na gestão pública e para o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano”, diz o programa.
5ª Semana dos Direitos Humanos
Outra atividade que marcará a data é a inauguração, em Belo Horizonte, da exposição Direitos Humanos, Imagens do Brasil, com curadoria de Denise Carvalho. Está prevista a participação do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. No evento, haverá o lançamento do livro com o mesmo nome, de autoria do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, com projeto gráfico de Victor Burton. A exposição e livro têm dois ensaios curtos e 156 imagens históricas.
No Recife, a Prefeitura vai fazer uma pausa de 12 minutos esta manhã para um momento de reflexão. O objetivo é lembrar os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O ato acontece a partir das 10h, quando será exibido um filme produzido pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Para que todos possam participar da atividade, haverá, no site da PCR, um banner através do qual o filme será exibido.
As atividades integram a 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença, que conta com atividades por todo o país.
Serviço:
Veja abaixo algumas sugestões de Twitts, do Programa Interagencial:
Direitos Humanos
Sou brasileiro e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou brasileira e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou mulher e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou homem e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou negra e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou negro e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou índia e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou índio e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Gênero, Raça e Etnia
Sou contra o racismo e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou contra o preconceito e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Sou a favor da igualdade de gênero, raça e etnia e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dia dos #DireitosHumanos
Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Dia dos #DireitosHumanos
Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras do Estado. Dia dos #DireitosHumanos
Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica. Dia dos #DireitosHumanos
Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social. Dia dos #DireitosHumanos
Márcia Xavier e Luana Bonone