O que é possível aproveitar na programação da Globo? |
Até então, junho de 2008 fora o pior de todos, com média de 17,1 pontos. Historicamente, junho é um dos meses em que as TVs estão mais ligadas, e quando há mais pessoas diante dos aparelhos. A equação frio + mês de provas + poupar dinheiro para as férias iminentes faz com que, na média, 43% das TVs estejam ligadas – um dos índices mais altos em situação de normalidade (quando não há grandes catástrofes ou competições).
Para efeito de comparação, em junho do ano passado a Globo marcou 18,5 pontos, mas então havia a Copa da África – que, curiosamente, também não elevou o ibope da emissora em relação ao junho anterior (2009), quando também havia marcado 18,5 pontos”.
*****
O gráfico que acompanha a matéria é ainda mais impressionante. Mostra que a audiência da TV Globo está definhando de forma acelerada. Em 2006, apenas quatro anos atrás, a média foi de 25,7 no Ibope. Agora, em junho, foi de 17 pontos. Cada ponto equivale a 58 mil casas ligadas na Grande S.Paulo.
Crise na direção da emissora
Vários fatores explicam o acentuado declínio. Há a migração das telinhas da TV para os computadores conectados à internet – um fenômeno mundial, que atinge principalmente a juventude. Há também o aumento da concorrência com a TV por assinatura, que cresceu no Brasil nos últimos quatro anos.