–
Wellington Bezerra: liderança máxima da Assembleia de Deus |
Foi Bezerra que escolheu os 30 candidatos para concorrer nas eleições de 2010. Os 22 eleitos representam 73% desse total. O PT, por exemplo, partido com os eleitores mais articulados, elegeu 26,3% dos seus 334 candidatos a deputado federal.
Os deputados da Assembleia de Deus se reúnem às terças-feiras para definir a pauta da semana de acordo com a orientação da igreja. Ronaldo Fonseca (PR-DF), o braço direito de Bezerra no grupo, disse que os partidos já sabem que eles seguem, em primeiro lugar, a AD, principalmente em questões de moralidade.
Essa independência em relação aos partidos, segundo Fonseca, foi fundamental para derrubar a decisão do governo de distribuir o kit anti-homofobia nas escolas públicas. “[A presidente] Dilma não nos peitou”, disse
“Os partidos sabem que não têm como segurar esses deputados”, disse Everaldo Pereira, presidente do PSC, partido da base de apoio do governo. “Falou em aborto, descriminalização da maconha ou casamento gay, os evangélicos votam contra.”
Derrubando mitos e esclarecendo definitivamente o PLC 122
Trata-se de um grupo de grande influência porque a Assembleia de Deus tem mais de 22 milhões de fiéis — todos potenciais eleitores dos candidatos da denominação.
–