Placa foi colocada no parque porque uma menina negra costumava nadar na piscina
Uma locadora de apartamentos de Cincinnati, nos EUA, foi preconceituosa ao colocar uma placa na piscina do condomínio dizendo “Apenas brancos”, informou uma comissão de direitos civis de Ohio.
A mulher, Jamie Hein, afirmou que a placa de ferro com a inscrição foi colocada no local porque uma menina negra que costumava nadar na piscina pública usava produtos no cabelo que deixavam a água turva.
Mesmo com a decisão unânime do painel, Hein ainda pode fazer um acordo com os advogados da família da menina antes que o caso vá para a Justiça.
Leia também
- O negro e a loira no refeitório: Uma verídica história contra racismo e xenofobia
- Estagiária negra é forçada a alisar cabelo para preservar ‘boa aparência’
A família se mudou do condomínio depois de se chocar com a presença da placa em setembro do ano passado, e registrou o ato de preconceito na comissão de direitos civis. Só agora, no entanto, a comissão chegou a uma decisão após verificar a veracidade do ocorrido.
O pai da menina, Michael Gunn, descreveu a revolta que sentiu ao ver a placa na piscina e disse que, meses depois, ela ficou muito triste ao saber que o motivo da mudança de apartamento estava ligada à cor da pele da família.
Leia mais
- Garoto negro é expulso de restaurante por ser confundido como mendigo
- Documentário: Olhos Azuis, a dor do preconceito
Hein disse à comissão que recebeu a placa de um amigo. Um dos diretores da comissão afirmou na quinta-feira que se trata de uma antiguidade. As inscrições “Selma, Ala.” e “14July31” podem ser vistas na placa, em referência a uma cidade no estado de Alabama e à provável data em que o sinal foi feito, 14 de julho de 1931.
Agências