Vídeo convida alunos e professores a abraçar a tolerância e combater as mais variadas formas de preconceito
Quais são os desafios que um estudante HIV positivo enfrenta na escola? Que outras formas de preconceito e intolerância um estudante pode estar encontrando? Este vídeo, produzido pela Unesco, e apoiado pela UNAIDS, reúne depoimentos de jovens que sofreram assédio moral e discriminação no ambiente escolar por causa do que eles são.
Leia também
- Jovem gay submetido a sessão de ‘cura’ em Igreja foi eletrocutado, queimado e perfurado
- Reprimidos? Pesquisa indica que homofóbicos sentem excitação por homossexuais
- Trabalhador homossexual da Sadia foi empalado por ‘colegas’ com mangueira de ar
Ele será acompanhado por um guia contendo indicações e aconselhamento pedagógico adequado, para uso sobretudo de professores, monitores e pedagogos. O conjunto em breve será usado em milhares de salas de aula nas escolas brasileiras, com o intuito de gerar debates sobre essas questões e promover o respeito pela diversidade na escola. O vídeo, editado com o apoio da Representação da Unesco em Brasília, foi lançado oficialmente pela Unesco e seus parceiros na Consulta Internacional sobre Bullying Homofóbico nas instituições de ensino realizada no Rio de Janeiro.
Participaram do lançamento a Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova, a Secretária Adjunta para Organismos Internacionais do Departamento de Estado dos EUA, Esther Brimmer, e o Secretário Executivo da Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Mário Theodoro Lisbôa.
Brasil 247