FHC pressiona STF no julgamento do mensalão e pede que ministros ouçam 'opinião pública'
No Youtube, FHC pede decisões baseadas nos autos, mas sugere que STF ouça ‘opinião pública’. Segundo ele, Brasil está diante de um julgamento histórico. Vídeo suscita algumas questões: (1) Quem define o que é opinião pública? (2) Quando o povo decide linchar? Assista e comente
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso postou, no YouTube, um vídeo temerário. A seu modo, também colocou pressão sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal, ao pedir que julguem a Ação Penal 470, do chamado mensalão, com base nos autos, mas que também ouçam a “opinião pública”. Segundo ele, o Brasil está diante de um “julgamento que pode marcar a história”.
FHC adota um discurso aparentemente moderado, ao pedir decisões ancoradas na lei. “O que for correto, absolve; o que for crime, castiga”, diz ele. Mas ele também afirma que, embore julgue pela lei, o juiz também deve saber que ela tem relação com a vida, ou com aquilo que ele imagina ser a “opinião pública”.
O vídeo, portanto, suscita algumas questões. Quem define o que é a opinião pública? É a opinião, por exemplo, da revista Veja ou de Carta Capital? Do jornal O Globo ou da revista Retrato do Brasil, cujo editor, Raimundo Rodrigues Pereira, lança hoje livro em que disseca o caso do mensalão?
Além disso, como devem se portar juízes nos casos em que o povo, incitado por terceiros, decide linchar os réus? Deve prevalecer a lei ou o “direito achado na rua”, conceito que até ontem era condenado pelos que hoje pedem um julgamento de acordo com a opinião pública?
Leia mais
- Valerioduto: documentos inéditos revelam que FHC e Gilmar Mendes receberam de esquema
- Roberto Jefferson muda versão e acusará Lula de mandante do mensalão
Assista, abaixo, ao vídeo de FHC e comente:
Brasil 247