O auge da generosidade tucana foi no ciclo eleitoral de 2009/2010: 246 milhões de reais. A Globo foi a mais aquinhoada na gestão Serra: 210 milhões, 50% do total destinado a TVs, embora sua fatia na audiência seja declinante no período: caiu de 41% para 38% do total
Na campanha presidencial de 2010, Serra deu 17,6 milhões de reais por mês ao dispositivo midiático que lhe apoia para veicular publicidade do governo de São Paulo. É como se o tucano transferisse 980 salários mínimos por dia (40 salários por hora), uma Mega-Sena por mês (a deste sábado é de 17 milhões de reais) aos veículos que o apoiam
Durante a gestão Serra em SP (2007/2011), o governo do Estado transferiu 608,9 milhões de reauis à mídia “isenta” para comprar espaço publicitário.
Significa que Serra, sozinho, repassou aos veículos que formam o dispositivo midiático conservador um valor equivalente a 30% dos gastos totais com publicidade do governo federal no mesmo período. Os valores absolutos foram publicados pela Folha deste sábado.
O auge da generosidade tucana foi no ciclo eleitoral de 2009/2010: 246 milhões de reais. A Globo foi a mais aquinhoada na gestão Serra: 210 milhões de reais, 50% do total destinado a TVs, embora sua fatia na audiência seja declinante no período: caiu de 41% para 38% do total. Serra destinou às TVs religiosas mais recursos do que à TV Cultura, cuja audiência é superior.
A empresa de publicidade que intermediou a maioria dos contratos, ficando com 20% de comissão –como acontecia com o Valerioduto – foi a “Lua”, cujo proprietário é Rodrigo Gonzales. Rodrigo vem a ser filho do publicitário Luiz Gonzales,o marqueteiro de Serra e Alckmin, que fez a campanha presidencial do tucano em 2010 e comanda a atual, à prefeitura de SP. A agencia Lua também tem a conta publicitária da Dersa e do programa Nota Fiscal Paulista.( valores divulgados pela Folha de S.Paulol, 15/09/2012).
Saul Leblon, CartaMaior