Categories: Racismo não

Ator Luís Salém é acusado de racismo: “Preto, vai estudar e se formar sem cotas”

Share

"Você aí é preto? Então o senhor vai estudar e se formar sem cotas, você é preto e feio". Uma outra vítima relatou que o acusado começou a falar que ele era "branquinho" e que eles eram "pretinhos"

Ator global Luis Salém é acusado de racismo. Ele teria insultado um grupo de negros na saída do sambódromo do Rio de Janeiro. (Foto: divulgação)

Um homem diz ter sido alvo de discriminação racial por parte do ator Luís Salém. O rapaz procurou o Instituto de Advocacia Racial e contou que no último domingo conversava com um grupo de amigos – eram cerca de 10 pessoas, todas negras – na saída do ensaio técnico de escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, quando Salém parou perto. O ator, segundo o relato, teria dito:

– Nossa! Isso aqui é um quilombo?

Logo em seguida, Salém teria se dirigido ao autor do e-mail e apontado um dedo

– E você? É preto? – teria perguntado Salém

Indignado, o rapaz respondeu que sim. O ator teria, então, completado:

– Você é preto e feio. Vai tratar de estudar e se formar sem cotas!

Segundo o advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial, quatro vítimas procuraram a 6ª DP (Cidade Nova), nesta quarta-feira, para prestar queixa contra Salém.

– O próximo passo é mover uma ação por danos morais contra ele – disse.

Leia também

Luís Salém rebate: ‘Pode ter sido uma piada’

Luís não negou nenhuma acusação e disse que, se aconteceu isso mesmo, vai esperar a notificação da justiça.

“Pode ter sido uma piada, mas não sou preconceituoso, não tenho motivo para ofender ninguém, apoio todas as causas, tenho amigos negros e sou totalmente contra preconceito. Sou comediante, humorista e faço piadas, pode ser que ele tenha entendido errado. Se ele se sentiu tão ofendido, a ponto de fazer um Boletim de Ocorrência, vou esperar essa notificação, o que deve acontecer em algum momento, e fazer o que tem que fazer, me desculpar se for o caso, porque não tive a intenção de ofender ninguém, provavelmente foi um mal-entendido”.

Humberto Adami, advogado e diretor de Relações Étnicas do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, foi o responsável por receber a ocorrência e, por telefone, confirmou a história divulgada pela publicação: “As vítimas disseram que estavam em um grupo de oito pessoas negras no domingo, 9, em um bar próximo ao sambódromo, após o ensaio técnico das escolas do Rio de Janeiro, quando surgiu esse ator Luís Salém. Aparentemente embriagado, segundo relatos, ele chegou perto deles e perguntou: ‘Isso aqui virou um quilombo?’. Além disso, teria continuado com gracejos em relação ao assunto.”

O advogado contou, ainda, que uma das vítimas afirmou que, após ter falado que não tinha graça a brincadeira, o ator virou e perguntou: “‘Você aí é preto? Então o senhor vai estudar e se formar sem cotas, você é preto e feio'”. Uma outra vítima relatou que o acusado começou a falar que ele era “branquinho” e que eles eram “pretinhos”, acrescentou Humberto. “Só quatro das vítimas denunciaram até agora, mas a indignação das outras pessoas que estavam na lanchonete foi geral e tem gente que até se colocou a disposição para depor contra o acusado”, completou.

Jornal Extra

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.