EUA: cresce venda de materiais blindados para crianças depois de massacre em escola. Empresas oferecem linhas de produtos à prova de bala para jovens e afirmam que demanda aumentou nos últimos dias
O massacre na escola norte-americana em Newtown na última sexta-feira (14/12) provocou um “boom” na venda de materiais à prova de bala, desenhados especialmente para crianças e jovens, nos Estados Unidos, afirmam empresas. Vendidos com o slogan da segurança, esses itens prometem a pais preocupados a última tecnologia militar para proteger seus filhos de atiradores.
A reportagem da revista norte-americana Mother Jones procurou conhecer mais sobre este silencioso mercado que cresce confome o número de vítimas aumenta e descobriu que o momento é ideal para as vendas.
“Nós queremos fazer isso de uma maneira sensível, mas nós vamos tentar divulgar que esse produto existe e que existem formas de proporcionar o mínimo de proteção a nossas crianças”, explicou Derek Williams, presidente da Amendment II, à revista. “Não sei dizer os números exatos, mas, basicamente, nós triplicamos nossa venda de um mês em apenas uma semana”, acrescenta.
Mochilas estampadas com princesas da Disney ou heróis de desenhos animados, pastas sólidas e de design moderno para notebooks, painéis coloridos para colocar em bolsas e coletes com figuras divertidas estão entre o amplo espectro de produtos blindados oferecidos pela empresa, que não é única no negócio.
Especializada em materiais militares, a Amendment II inaugurou a linha “segurança escolar” há seis meses e já enfrenta a dura concorrência de companhias semelhantes que também perceberam o crescimento desse mercado altamente lucrativo. Bullet Blocker, LaRue Tactical, Black Dragon Tactical e Ares Armor são apenas algumas das empresas, que investem, agora, em produtos inovadores para os jovens.
As prateleiras das lojas e as fileiras na internet dessas companhias estão repletas de preços promocionais por conta dos feriados do final de ano. As mochilas infantis da Bullet Blocker que custam, originalmente, US$224,99 estão com 10 a 25% de desconto dependendo do valor de compras do cliente. Por apenas US$10 a mais, os consumidores encontram o painel a prova de bala da LaRue Tactical ajustável a mochilas e bolsas.
“Se você é um estudante, um médico, um advogado, um empresário ou um pai preocupado… um nível extra de precaução pode ajudar na sua segurança e na de seus entes queridos no caso de um tiroteio”, anuncia a empresa. “Embora você não tenha controle quando a violência acontece, você pode escolher fazer algo para melhorar as chances de sobrevivência”.
Opera Mundi e Mother Jones