A primeira dama do Uruguai, Lucia Topolansky, afirmou que ela e seu marido não forma à cerimônia de entronização do novo Papa Francisco porque ambos não são católicos e o Uruguai é um país absolutamente laico
O presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, não estava presente na cerimônia de entronização do novo Papa nesta terça-feira (19). Na missa inaugural, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o governo do país foi representado por Danilo Astori, vice-presidente.
“Não somos crentes, diferentemente do nosso vice-presidente, Danilo Astori. Por isso, Mujica considerou mais oportuno que seria ele quem viajaria ao Vaticano. Isso é algo particular e tem a ver com a fé de cada um”, explicou Lucia Topolansky.
A primeira dama uruguaia advertiu ainda que o “Uruguai é um país absolutamente laico, com a igreja separada do estado desde o início do século, ao contrário da enorme maioria dos demais países da América Latina”.
Ela reconheceu a importância da nomeação de um papa argentino, e disse que considera bom “que o Papa seja do Rio da Prata. É uma novidade que seja latino-americano”. A primeira-dama uruguaia ainda felicitou os católicos, especialmente os argentinos, pela escolha do papa Francisco. “Me parece fantástico que ele tome mate e goste de tango”, brincou Lucia.
Redação, Pragmatismo Politico