Líderes do Mov. Passe Livre dizem no Roda Viva que se consideram de 'esquerda'
Líderes do Movimento Passe Livre dizem no programa Roda Viva que estão no campo da esquerda e lutam por uma sociedade igualitária
Por Glaucortez
A entrevista com dois dos líderes do Movimento Passe Livre (MPL) no Roda Viva da TV Cultura foi marcada por uma postura comedida dos entrevistados. O programa entrevistou a estudante de direito Nina Cappello e o professor de História Lucas Monteiro de Oliveira. Lucas deixou claro que o MPL está no campo das esquerdas e que o movimento busca uma sociedade igualitária.
Para Nina, o MPL é um movimento social que luta pelo transporte público. Semelhante à estrutura de organização do MST (Movimento dos Sem Terra), eles dizem que procuram atuar de forma horizontal.
Apesar de muitas perguntas sofríveis por parte dos jornalistas da grande mídia, foi possível perceber que os integrantes estavam bastante cautelosos e bem preparados com algumas perguntas mal intencionadas.
Eles também afirmaram que a cidade precisa de uma transformação, para que não impeça a circulação das pessoas da periferia. O movimento tem um projeto de lei, de iniciativa popular, propondo do transporte público com tarifa zero, para que as pessoas (da periferia) possam se apropriar da cidade.
Assista vídeo abaixo: