Categories: São Paulo

PM prende jornalista por ‘porte de vinagre’ durante protesto

Share

Jornalista foi preso durante protesto em SP por carregar um recipiente com vinagre, usado para diminuir o ardor nos olhos provocado pelas bombas de gás lacrimogêneo

O repórter de CartaCapital Piero Locatelli detido pela PM por porte de vinagre; ao centro, de camisa branca (Foto: Marina Dias – Terra Magazine)

O vinagre é usado pelos manifestantes, e também pelos jornalistas que participam da cobertura, para diminuir a sensação de ardor nos olhos e na garganta provocado pelas bombas de gás lacrimogêneo.

Mesmo antes de manifestantes de diversos grupos liderados pelo Movimento Passe Livre darem início a mais uma passeata, pelo menos 40 pessoas já haviam sido presas. Houve confronto entre policiais e manifestantes.

Além a prisão do repórter da revista, outros dois jornalistas, um da TV Folha e um do jornal Metro, foram agredidos. “Eles dispararam spray de pimenta aleatóriamente”, disse o repórter do Metro, Henrique Beirange.

Um fotógrafo do portal Terra chegou a ser detido. Ele diz ter sido ofendido verbalmente até conseguir se identificar. Depois ele foi liberado.

Leia também

Atualização

O repórter Piero Locatelli, de CartaCapital, foi solto agora a noite.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenou a prisão do jornalista de CartaCapital. “A Abraji pede que o repórter Piero Locatelli seja posto em liberdade para que possa seguir cobrindo a manifestação e lamenta que a polícia novamente impeça o trabalho da imprensa.

com agências e CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook