Mujica tem reunião com Fidel e diz que líder cubano é “brilhante promotor de ideias”. Presidente do Uruguai faz visita oficial a Cuba até o próximo sábado (27/07)
O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta quinta-feira (25/07) em Havana que teve uma conversa “frutífera” na noite anterior com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, a quem qualificou como “um idoso que continua sendo brilhante” e “promotor de ideias”.
A imprensa cubana informou hoje que o “emotivo encontro” entre Mujica e Fidel Castro aconteceu depois que o líder uruguaio esteve no Palácio da Revolução com seu colega cubano, Raúl Castro, irmão mais novo e sucessor de Fidel no poder. Além dos três, também participou da reunião a senadora e esposa de Mujica, Lucía Topolansky.
O presidente do Uruguai afirmou que Fidel “está empenhado em impulsionar estudos de biologia para encontrar vegetais da área tropical que sirvam para fabricar alimentos para os animais”. Segundo Mujica, o importante desta ideia é “deixar a maior quantidade de grãos possível para a alimentação humana”.
Para o governante sul-americano, essa pesquisa é uma “preocupação central” de Fidel Castro e a ideia de conseguir vegetais altamente proteicos “que possam servir para fazer alimentos não é uma causa superficial”.
Fidel, de 86 anos, se afastou do poder em 2006 por motivos de saúde e, desde então, protagoniza aparições públicas esporádicas e recebe alguns dos visitantes ilustres que chegam à ilha.
Mujica, de 78 anos, foi um dos líderes históricos do grupo guerrilheiro Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, mais conhecido como Tupamaros, nos anos 60, 70 e 80, fortemente influenciado pela revolução cubana.
O governante uruguaio começou ontem sua primeira visita oficial a Cuba desde que assumiu a presidência, em 2010, e permanece no país até sábado.
Agência Efe e Opera Mundi