Danilo Gentili é multado por "piada" com doadora de leite
Justiça determinou multa por piada com maior doadora de leite do Brasil. "Fiquei várias noites sem dormir. Um peito secou", conta Michele. TV Bandeirantes pode recorrer, mas não quis comentar multa
Mais uma “piada” do humorista Danilo Gentili coloca em debate os limites do humor. Afinal, qual é o limite entre a comédia e a ofensa, a liberdade de expressão e o respeito à dignidade? A “piada” da vez do humorista da TV Bandeirantes teve como alvo a pernambucana Michele Rafaela Maximino, técnica de enfermagem de 31 anos.
Michele doou cerca de 300 litros de leite para hospitais de Pernambuco e almejava entrar para o Guiness Book, o Livro dos Recordes. Seu objetivo era incentivar a doação desse alimento tão importante para os bebês. Afinal, apenas 38% das crianças do planeta recebem esse alimento das mães até os seis meses, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia também
-
Mulheres ocupam 28% dos cargos de secretariado no país
-
Eleições 2024: mulheres candidatas recebem 68,2% dos comentários ofensivos no 2º turno
-
Agredida pelo ex-marido, bolsonarista Cintia Chagas volta atrás em fala sobre submissão feminina
-
Caso Anic Herdy: corpo é encontrado na casa de Lourival, que diz ter matado a advogada a mando do marido
-
Mulher dopada pelo marido para ser estuprada por 70 homens contraiu várias doenças
Mãe de três filhos, com 53 Kg, Michele começou a doar quando percebeu que produzia bastante leite, e doava cerca de 1,5 litro por dia. O normal é a mulher doar 1 litro por semana.
A piada de Gentili foi ao ar no programa exibido no dia 3 de outubro. Desde então, Michele passou a ser alvo de piadas em sua cidade, Quipapá, onde vive. “Eu passava na rua e o povo falava ‘olha a vaca de Danilo Gentili’, conta.
Depois do episódio, Michele agora retira menos de meio litro por dia. Ela ficou várias noites sem dormir, e um peito secou. Seu marido, Ederval Trajano afirmou que a mulher não tem mais vontade de doar leite. Mas, conscientes da ação que faziam, eles pensam em fazer uma grande campanha para que outras mães façam uma substituição da doação de leite de Michele no hospital Jesus Nazareno, em Quipapá.
Justiça determina multa
De acordo com a sentença da 2ª Vara Cível de Olinda a emissora de televisão Bandeirantes deve pagar uma multa diária de R$ 5 mil caso não retire da internet o trecho do programa “Agora É Tarde”, em que o humorista Danilo Gentili faz a piada. A sentença emitida pela juíza Cíntia Daniela Albuquerque saiu na terça-feira (29). A Band pode recorrer e não comentou o assunto.
Esse não é o primeiro caso de ofensa no programa de humor da emissora. No dia 28 de agosto, Gentili ofendeu nordestinos e cubanos, gerando polêmica nas redes sociais. Para Pedro Arantes, diretor do documentário “O Riso dos Outros”, o velho humor sempre ridicularizou homossexuais, mulheres, negros, pobres, pessoas com deficiência. Enquanto humoristas da TV aberta trazem de volta essa prática, esses grupos estão mais organizados e não toleram mais ser ridicularizados.