Suécia vai submeter filmes a teste de machismo. Rede de cinemas vai analisar se as obras em cartaz representam adequadamente o papel da mulher
A Bio Rio, uma rede de cinemas da Suécia, irá submeter os filmes que estiverem em cartaz nas suas salas ao método Bechdel, conceito proposto pela quadrinista Alison Bechdel.
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O método consiste em analisar se a obra representa adequadamente o papel da mulher. Para que o filme tenha o conceito “A” é preciso que existam, ao menos, duas personagens femininas, elas devem conversar entre si e o assunto não pode ser homem.
Apesar do conceito parecer simples, alguns blockbusters já foram rejeitados no método Bechdel, como: “Guerra nas Estrelas”, “Harry Potter”, “A Rede Social” e “Senhor dos Anéis” (a trilogia).
A Suécia já fiscaliza a publicidade, para evitar o sexismo e o reforço de estereótipos, como a exploração da nudez feminina.
Ellen Tejle, gerente da Bio Rio, disse à Associated Press, que os espectadores raramente veem “uma superheroína ou uma professora ou uma pessoa do sexo feminino que passe por desafios emocionantes e os supere”. “O objetivo é ver mais histórias e perspectivas femininas nas telas de cinema”, afirma.