‘Lei Seca’ até para passageiro: projeto aprovado no Rio de Janeiro proíbe consumo de álcool em transportes coletivos
Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em transportes coletivos no estado do Rio. O texto abrange veículos como trens, metrôs, ônibus fretados, urbanos ou de viagem, táxis, vans e quaisquer outros que atuem sob a tutela do Estado.
Até o espumante naquelas limusines alugadas para comemorações foi enquadrado. A proposta só depende, agora, da sanção do governador Sérgio Cabral, que tem um prazo de 15 dias para se manifestar. Leia também
Mick Jagger vira piada nas redes após derrota da Kamala: “Maior pé-frio da história”
Rússia sobre eleição nos EUA: "Venceu quem apostou nas questões internas, em oposição ao rumo globalista da Casa Branca"
Novo estudo aponta que o ser humano atingiu o limite da expectativa de vida
Bolsonaro celebra vitória de Trump: "Inspiração para o Brasil seguir o mesmo caminho"
A vitória de Trump é só um sinal do que está por vir
Proposto pelo deputado estadual Rosenverg Reis (PMDB), correligionário de Cabral, o projeto causou polêmica na Alerj. Foram 30 votos favoráveis, 16 contrários e duas abstenções. No plenário, parlamentares que votaram contra falaram em dificuldades de fiscalização e em violação da liberdade individual do cidadão.
— Da forma como as pessoas têm que passar nos trens, metrô, ônibus… sinceramente, às vezes, uma bebida alcoólica vai bem, considerando o engarrafamento e as péssimas condições — chegou a discursar o deputado Marcelo Freixo (PSOL).
Já Rosenverg defendeu-se alegando que seu objetivo é apenas “preservar a família”.
— Se é proibido fumar nesses espaços, por que não uma lei como essa? As pessoas que bebem nesses veículos incomodam os outros passageiros, levam garrafas de vidro que podem quebrar e ferir alguém. Acaba trazendo um risco, e o objetivo é proteger o cidadão — explicou o deputado ao jornal extra.
O também parlamentar Comte Bittencourt (PPS), contudo, tem visão diferente:
— A proposta extrapola na intervenção do Estado na vida da população. Muitas vezes, a pessoa aluga uma van ou um ônibus justamente para poder beber enquanto se desloca. Espero que o governador vete.
Extra