Redação Pragmatismo
Racismo não 04/Fev/2014 às 17:21 COMENTÁRIOS
Racismo não

Socialite é acusada de racismo após sentar em manequim de mulher negra

Publicado em 04 Fev, 2014 às 17h21

Socialite russa posa para foto sentada sobre manequim de mulher negra. Dasha Zhukova usou a "cadeira" durante entrevista; imagem foi criticada e a socialite, acusada de racismo

A fotografia de uma socialite russa publicada em um site de moda do país despertou a ira de usuários de internet ao redor do mundo nas últimas horas. Para ilustrar o texto de uma entrevista concedida ao blog Buro 24/7, Dasha Zhukova, nome conhecido no meio artístico internacional, aparece tranquilamente sentada sobre o manequim de uma mulher negra, disposto e contorcido de forma a simular uma cadeira.

Internautas de diversas redes sociais protestaram contra a publicação da foto, recheada de elementos racistas. Na imagem, o manequim da mulher negra aparece nu, com as pernas contorcidas sobre o tronco para servir de assento; calçando longas botas de salto e cano alto para servir de encosto. Nesse cenário, Zhukova, que é dona de uma galeria de arte, posa para a fotografia: sentada sobre o manequim, apoiando seu corpo contra as botas do manequim da moça negra.

socialite russa sentada manequim negra
Socialite posa para foto sentada em manequim negra. Por conta do ensaio, a publicação russa recebeu uma enxurrada de críticas na internet denunciado o racismo (Reprodução)

Após a polêmica, o site Buro 24/7 disse ser “categoricamente” contra a noção de racismo, opressão e humilhação de pessoas em qualquer forma. “Vemos essa cadeira estritamente em um contexto artístico. Pedimos desculpas a todos os nosso leitores que ficaram ofendidos com a fotografia”, afirmou um representante do site russo.

Contribuiu para aumentar o clamor contra a publicação o fato de que na última segunda-feira (20/01), os EUA celebravam o feriado anual em homenagem a Martin Luther King, símbolo da luta contra o racismo e pelos direitos civis no país.

A fotografia foi amplamente condenada por blogueiros de moda e tuiteiros, fazendo com que o site “cortasse” a imagem, de forma a omitir da cena o manequim da mulher negra. A foto também foi removida da conta no Instagram de Miroslava Duma, jornalista de moda e dona da revista que publicou a foto.

Opera Mundi

Recomendações

COMENTÁRIOS