Súmula de jogo aponta ofensas racistas pesadas relatadas por árbitro. Documento enviado à Federação Gaúcha tem o boletim de ocorrência anexado. 'Temos que matar todos vocês, negros sujos' é uma das graves ofensas citadas
As ofensas racistas a Márcio Chagas da Silva foram muito além das bananas encontradas pelo árbitro no seu carro , depois da partida entre Esportivo e Veranópolis, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na noite da última quarta-feira. Ele relatou em súmula uma série de ofensas proferidas pela torcida da casa antes e durante o jogo na Serra Gaúcha.
De acordo com o texto redigido pelo árbitro, a conduta dos torcedores foi muito hostil desde a sua chegada ao estádio.
– Estes (torcedores) proferiram as seguintes palavras enquanto nos dirigimos ao vestiário da arbitragem: “Volta para a selva, seu negro, macaco, ladrão safado, imundo. Temos que matar todos vocês, seus negros sujos. Márcio Chagas, tu é a escória do mundo, seu lixo, mal-intencionado” – diz um dos trechos do texto.
Após os insultos racistas, Márcio Chagas se dirigia até o seu carro para deixar o estádio e encontrou bananas em cima de seu veículo, que também foi depredado.
O procurador Alberto Franco ofereceu denúncia contra o Esportivo na última sexta-feira, e o julgamento deverá ocorrer ainda esta semana.
com GloboEsporte