Setor de telecomunicações mantém sua posição historicamente destacada no ranking de reclamações ao Procon paulista, segundo balanço divulgado pelo órgão de defesa do consumidor
Os grupos Claro, Itau e Vivo foram os que mais receberam reclamações na Fundação Procon-SP em 2013. O órgão, que é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, disponibilizou nesta segunda-feira 17 o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2013.
O ranking das 50 empresa mais reclamadas (veja aqui) traz dados do Procon do Estado e de mais 26 Procons municipais. O consumidor tem acesso ao cadastro registrado nos últimos cinco anos no site do órgão ou pelo telefone 151 (para a capital paulista).
Mais reclamadas
Em 2013, o grupo Claro lidera o ranking das empresas mais reclamadas ao Procon-SP, seguido pelo Grupo Itau, e Grupo Vivo. A fundação Procon-SP reúne fornecedores do mesmo grupo, apresentando na lista o nome de como a empresa é conhecida pelo público.
A Claro registrou um total de 2.246 reclamações no Procon, sendo que 447 não foram atendidas. O banco Itaú foi alvo de 1.897 queixas de consumidores. Dessas, 1.446 não atendidas. No caso da Vivo, 503 reclamações, de um total de 1.536, não foram atendidas.
A lista contém os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento, neste caso, é aberto processo administrativo para que a Fundação Procon-SP, trabalhe a reclamação junto ao fornecedor.
O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado foi de 790.476, (61,71% na capital, 38,29% no interior). Estes atendimentos geraram 254.126 encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) ao fornecedor. Nesta fase preliminar 84,64% dos casos foram solucionados.
Destaques
O setor de telecomunicações mantém sua posição historicamente destacada no ranking de reclamações de consumo do Estado de São Paulo. Juntas as 5 maiores empresas ou grupos empresariais do setor ultrapassaram a marca de 6.600 reclamações fundamentadas, no ano de 2013.
Vale destacar também os bancos, que ocupam uma parcela considerável dos participantes do ranking de reclamações fundamentadas: das 20 empresas ou grupos empresariais mais demandados, 8 são desse segmento.
Na área de produtos, mais uma vez aparelhos celulares e computadores lideraram os registros de problemas – juntos, representaram aproximadamente 1/3 do total desse segmento.
247