Aécio Neves tentou desqualificar senador falando sobre assiduidade, mas esqueceu ou fingiu esquecer que ele próprio é um dos mais faltosos do Senado
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) deu dois tiros no pé ao querer desqualificar o senador Lindberg Farias, na sessão de terça-feira (22).
O primeiro foi desagradar milhões de internautas, ao tentar emperrar o Marco Civil da Internet.
O segundo foi jogar uma luz sobre o número absurdo de faltas ao trabalho no Senado.
Aécio Neves ficou sem argumentos depois que foi contestado por Lindberg Farias e partiu para a agressão pessoal afirmando que Lindberg havia chegado atrasado na sessão.
Lindberg rebateu explicando que enquanto ele é um dos senadores mais assíduos, Aécio tem um número de faltas elevado.
Na confusão, o senador Mário Couto (PSDB-PA) saiu em defesa do correligionário, partiu para cima de Lindbergh e foi contido pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) para não trocar agressões físicas com o petista, que é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro. “Não bote o dedo na minha cara, não. Não bote o dedo na minha cara, não”, reagiu Lindbergh, diante do dedo em riste de Mário Couto.
Segundo levantamento do site Congresso em Foco, nos anos de 2011, 2012 e 2013, Aécio já faltou ao trabalho no Senador durante 61 dias. E Lindberg de fato é um dos mais presentes. Foi o sétimo senador mais assíduo de 2013.
Para Aécio, seria melhor ter faltado mais um dia na terça-feira para escapar desse vexame.
Lindberg Farias / Faltas
2011: 2
2012: 4
2013: 3
Total: 9
Aécio Neves / Faltas
2011: 26
2012: 20
2013: 15
Total: 61
Fonte: Senado Federal e Congresso em Foco