Estudantes da UFPR derrubam busto do primeiro ministro da Educação pós-golpe de 64
Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do grupo Levante Popular da Juventude derrubaram, na última terça-feira, o busto do ex-reitor e ministro da educação pós-golpe militar de 1964, Flávio Suplicy de Lacerda, do pátio da Reitoria. De acordo com os estudantes, o ato serviu para lembrar os 50 anos do golpe, já que como ministro de governo do General Castelo Branco, teria sido o principal responsável por um acordo que visava transformar o ensino brasileiro em projeto de caráter técnico em todos os cursos, tirando o aspecto humano.
“Lembramos o que aconteceu em maio de 1968, quando estudantes arrancaram o busto de Suplicy de Lacerda e o arrastaram pelas ruas de Curitiba. E o faremos quantas vezes forem necessárias! Até que essa herança maldita da ditadura militar possa ser retirada de nossas costas!”, disse o grupo através da rede social Facebook.
Em nota, a Reitoria da UFPR lamentou o episódio da retirada do busto de seu pedestal com as subsequentes agressões e pichações realizadas por um grupo de manifestantes. Segundo a universidade, “seria possível compreender tal ato no contexto do aniversário de 50 anos do golpe, porém vivemos um contexto completamente diferente, com o pleno funcionamento de todas as nossas instituições, tendo cada cidadão exercício completo de suas liberdades democráticas.”
Leia também:
Há 50 anos, 1º de maio acabou sob pedras e com governador refugiado
Os transtornos mentais provocados pelas mudanças neoliberais
Wolinski, o mestre que inspirou Laerte, Ziraldo, Angeli, Jaguar e Henfil
Intelectuais tentam compreender manifestações: “uma esfinge”
A ironia de Machado de Assis sobre a Abolição da Escravidão
Felipe Ribeiro, BandaB
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook