Mujica encontra Obama
Obama elogia papel de Mujica na defesa dos direitos humanos no Uruguai. Presidente dos EUA ressaltou compromisso com a democracia do líder sul-americano e disse querer estreitar laços
O presidente Barack Obama afirmou estar “muito impressionado” com o progresso do Uruguai desde que José Mujica assumiu a presidência do país, em 2010, durante encontro em Washington nesta segunda-feira (12).
Durante o encontro, Obama elogiou particularmente o compromisso do líder uruguaio com a democracia e os direitos humanos.
“A primeira coisa que ele me disse é que meu cabelo ficou muito mais grisalho”, comentou Obama diante de repórteres que acompanhavam o início de sua conversa com o uruguaio. “O presidente Mujica pessoalmente tem uma extraordinária credibilidade quando se trata de democracia e direitos humanos, dados seus fortes valores e história pessoal, e é um líder nessas questões em todo o hemisfério”, disse o americano.
Mujica afirmou que está nos Estados Unidos em busca de “conhecimento” e pesquisa na área de ciências biológicas, principalmente relacionados à agricultura. “Nós temos que lutar para dar às crianças das novas gerações novas capacitações, novos conhecimento. E essa vai ser a melhor maneira de espalhar liberdade, independência e direitos.”
Para o presidente norte-americano, as discussões no Salão Oval com o Mujica foram “uma oportunidade de encontrar maneiras de aprofundarmos ainda mais essa relação”. “Nós dois achamos que há espaço para expandir o comércio entre os nossos países”, disse.
Mujica raramente usa gravata e não fez exceção para a sua visita à Casa Branca. O ex-guerrilheiro também tem atraído as atenções por conduzir um velho Fusca e continuar vivendo em uma fazenda de flores bem simples com sua esposa.
O presidente uruguaio de 78 anos disse que gostaria de poder visitar outros lugares dos Estados Unidos durante sua viagem, mas que está velho demais para esse tipo de excursão.
Vídeo
Associated Press