Roger Waters e Nick Mason pedem que Mick Jagger e sua banda não façam show programado para 4 de julho em Tel Aviv. “É o equivalente moral a se apresentar em Sun City no auge do apartheid sul- africano”
Dois dos fundadores da banda Pink Floyd, Roger Waters e Nick Mason, escreveram uma carta pedindo que os Rolling Stones e outras bandas reconsiderem sobre a decisão de tocar em Israel no ano de 2014.
“Tocar em Israel agora é o mesmo que tocar em Sum City no ápice do apartheid”, insistem os roqueiros do Pink Floyd. No documento, os músicos explicam que ao se apresentarem aos israelenses, estas bandas, incluso os Rolling Stones, vão “fornecer propaganda que será usada pelo governo israelense em suas tentativas de encobrir as políticas de seu regime injusto e racista.”
VEJA TAMBÉM:
O melhor filme para entender a convivência impossível entre israelenses e palestinos
Eduardo Galeano: ‘Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos?’
Waters e Mason pedem, na carta, colaboração à causa da Palestina. “Estamos nos aproximando do ponto de inflexão na consciência global em que a negação dos direitos dos palestinos terá um impacto devastador sobre gerações e eles precisam do nosso apoio agora mais do que nunca.”
Os Rolling Stones confirmaram que no dia 4 de julho irão se apresentar em Tel Aviv, contrariando o apelo dos músicos do Pink Floyd.
Igor Carvalho, Fórum