Página denuncia preconceito com empregadas domésticas
Página faz levantamento de comentários preconceituosos contra empregadas domésticas pela internet no dia a dia. O resultado é assustador. São humilhações que revelam as veias abertas da sociedade brasileira
Isadora Otoni, Revista Fórum
Página “A Minha Empregada” traz à tona o preconceito cotidiano ao mostrar tuítes como esse: “A anta nordestina da minha empregada botou a Nutella na geladeira e agora tá duro!”
Para quem fala que não existe preconceito no Brasil, o perfil do Twitter @AMinhaEmpregada prova o contrário. Uma seleção de postagens foi republicada pelo autor, mostrando racismo e outros tipos de discriminação social. “A chibatada é serventia da casa. (Contém ironia e tristeza)”, descreve como apresentação.
Veja também: O dia em que decidi não ser a mucama da sinhazinha
O autor da página, que pediu anonimato, conta que tudo começou após uma discussão sobre Donald Sterling. O dono do Los Angeles Clippers foi protagonista de um episódio de racismo em conversa com a namorada, V Stiviano. “Um amigo o defendia porque ‘tudo que ele disse foi de maneira privada, numa conversa com sua namorada’”, conta.
A partir de então, o criador resolveu escancarar os “preconceitos públicos”. “Resolvi buscar por ‘minha empregada’ no Twitter, e me surpreendi com as barbaridades ditas”. Assim, o coordenador de marketing criou a página para mostrar como somos preconceituosos mesmo sem perceber. “As pessoas não se enxergam mais no outro e é aí que o problema começa”, avalia.
Confira alguns dos tuítes: