Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 23/Jun/2014 às 10:47 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

A boa vontade da Fifa com o neonazista invasor

Publicado em 23 Jun, 2014 às 10h47

Neonazista que invadiu o campo não foi perseguido por nenhum segurança e foi acompanhado para fora do gramado pelo ganês Muntari

neonazista alemanha gana
Neonazista invade jogo Alemanha vs. Gana (Foto: REUTERS/Marcelo Del Pozo)

O homem que invadiu o campo no segundo tempo da partida entre Alemanha e Gana tinha uma mensagem de teor nazista escrita no corpo. O incidente quase passou despercebido aos telespectadores porque a transmissão desviou as câmeras enquanto o homem era acompanhado para fora do gramado, mas não faltam fotografias para mostrar que a campanha da FIFA no Mundial 2014 contra o racismo está longe de ser um sucesso.

LEIA TAMBÉM: Invasor de Alemanha-Gana nega relação com o nazismo

Um número de telefone, seguido de um endereço de correio eletrônico. À primeira vista, nada de muito sério, mas um olhar mais atento revela uma realidade bem mais arrepiante: o endereço [email protected], com os dois S pintados como a sigla da organização paramilitar nazi, está a ser interpretada como “Heil Hitler SS Campo de Concentração”; e o número de telefone começa com o indicativo da Polônia, onde a Alemanha nazi ergueu o seu maior campo de extermínio, na região de Auschwitz.

A interpretação da mensagem, que começou a circular nas redes sociais, é corroborada pelo site FTBPro, criado por adeptos de futebol e parceiro da Associação de Futebolistas Profissionais.

O site de notícias da Yahoo também fala do incidente e deixa um reparo à atitude da FIFA: “Seria de esperar que os funcionários da FIFA fizessem um melhor trabalho para encontrar estas pessoas e expulsá-las do estádio. Uma campanha para erradicar o racismo não é uma verdadeira campanha se não se fizer nada de concreto para travá-lo.”

O caso é ainda mais grave porque o homem que invadiu o terreno de jogo não foi perseguido por nenhum segurança, ao contrário do que costuma acontecer quando alguém – seja homem, mulher ou criança – interrompe um jogo para abraçar ou beijar um jogador, ou apenas para se divertir durante alguns segundos.

O adepto que invadiu o campo no minuto 53 do jogo Alemanha vs. Gana entrou sem qualquer oposição e foi acompanhado pelo ganês Sulley Muntari para fora do gramado.

com informações de Público | Tradução: Pragmatismo Político

Recomendações

COMENTÁRIOS