Categories: América Latina

Mujica critica a “burguesia paulista” e comenta fama do Brasil “imperialista”

Share

Burguesia paulista erra em não promover integração latino-americana, diz Mujica

José Mujica

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, José Mujica, presidente do Uruguai, afirmou que a burguesia paulista é extremamente forte na América Latina, mas falha em cumprir o que ele considera ser seu papel: promover a integração entre as empresas da região.

O uruguaio também afirmou que, por desprezar sua função, o empresariado do estado ganha inimigos. “O que existe de mais forte economicamente é a burguesia paulista. O papel da burguesia paulista deveria ser unir aliados, tentar construir um sistema de empresas transnacionais latino-americanas. Pelo seu tamanho, tem a responsabilidade de conduzir. Mas comete um erro ao fagocitar [outras empresas] porque, em vez de ganhar aliados, ganha inimigos que se opõem à integração”, declarou.

Mujica disse ainda que, muitas vezes, o Brasil é visto como “imperialista” pelos países do Cone Sul e também da América Latina. “A atitude imperial do Brasil pode ter sido consequência de sua história, é um país que teve um imperador que declarou a independência, que herdou a tradição da Casa de Bragança. E teve um Estado constituído muito cedo, de forma um pouco europeia”, assinalou.

VEJA TAMBÉM: 20 frases inesquecíveis de José Mujica

SpressoSP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook