“O amor não fala a linguagem da ocupação”. Selfie de beijo entre mulher árabe e homem israelense torna-se viral em campanha pela paz em Gaza
Sulome Anderson é de origem libanesa, Jeremy é israelense. São namorados. No dia 13 de Julho, Sulome (que é jornalista) publicou, na sua conta pessoal do Twitter, uma “selfie” de ambos se beijando, com um papel em que se lê “Jews and Arabs Refuse to be Enemies”.
Compartilhada mais de duas mil e 200 vezes, a fotografia tornou-se viral. Sulome também escreveu um artigo na revista “New York”, uma das publicações com a qual colabora.
A ideia da “selfie” foi de um amigo jornalista, conta Sulome, que sugeriu adicioná-la à iniciativa “Jews and Arabs Refuse do be Enemies”.
Este é o nome de uma campanha lançada por Abraham Gutman, “um estudante israelense em Nova Iorque”, e por uma amiga síria, Dania Darwish. A página do Facebook já tem mais de oito mil seguidores e divulga fotografias de árabes e judeus com a “hashtag” #jewsandarabsrefusetobeenemies.
O casal foi criticado por ter “trivializado o que se passa em Gaza” e Sulome confessa-se surpreendida por muitas das críticas serem do “lado pró-palestino”. “Dizem que o conflito não é sobre o ódio entre judeus e árabes; é sobre um país poderoso oprimir um povo mais fraco. (Para ser clara, também é isto que eu sinto).”
VEJA TAMBÉM: Jornalista que conta a verdade sobre o que vê em Gaza sofre punição
“O fato de a nossa fotografia te se tornado viral é assustador e esmagador. Mas ambos sabemos que ter medo é o pior sentimento que podemos ter em relação a isto”, conclui Sulome.