Aécio Neves abriu série de entrevistas de 15 minutos com candidatos na bancada do Jornal Nacional. Presidenciável tucano foi questionado, entre outros temas, sobre economia, corrupção e o polêmico aeroporto de Cláudio
Foi mais dura do que o previsto a primeira entrevista com um presidenciável na bancada do Jornal Nacional, da Rede Globo. Diante do tucano Aécio Neves, os apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta optaram por abordar temas delicados para o candidato, como a construção do aeroporto de Cláudio, em Minas, ao lado de fazenda da família do ex-governador, e até o apoio que ele vem recebendo o ex-governador Eduardo Azeredo. Patrícia lembrou que o tucano é acusado de ser o pivô do chamado mensalão tucano.
No início dos quinze minutos de perguntas e respostas, Bonner quis saber se Aécio está disposto a fazer reajustes em tarifas públicas. Aécio respondeu que a economia brasileira vive uma crise de confiança, mas Bonner retrucou que considerava que a questão não fora respondida. O tucano, então, afirmou que “haverá realinhamento de preços” quando sua equipe econômica julgar necessário, sem se comprometer com as chamadas “medidas amargas” no início da gestão.
“Eu prometo uma gestão que resgate a ética e a moral pública, com eficiência de governo”, disse o candidato do PSDB.
VEJA TAMBÉM: Jornal Nacional surra Dilma Rousseff por 82 a 3
O tema da construção do aeroporto de Cláudio ocupou cerca de um quarto de todo o tempo da entrevista. Não era bem o que Aécio esperava. Pelo menos três questões sobre o assunto foram dirigidas a ele por William Bonner, sendo a última a mais direta:
– O que vale mais, candidato, uma fazenda com um aeroporto ao lado ou sem um aeroporto ao lado?
Aécio respondeu que a propriedade está no patrimônio de sua família há 150 anos. Com 30 alqueires, segundo ele, “é um sítio”. Ele afirmou que fez o aeroporto para dinamizar a economia regional.
Sobre Azeredo, rebateu: “Você disse bem, ele me apoia”, sem se comprometer com o passado político do ex-governador.
Assista aqui a íntegra da entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional
247 , Edição: Pragmatismo