Nova pesquisa Ibope: Marina Silva avança, encosta em Dilma Rousseff e deixa Aécio Neves cada vez mais distante do segundo turno
A nova pesquisa Ibope para a eleição presidencial de 2014 apresenta mudanças significativas e pretende chacoalhar o cenário eleitoral nos próximos dias.
A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, se manteve na liderança, com 34% das intenções de votos, mas viu sua vantagem em relação ao adversário mais próximo diminuir com uma velocidade inesperada. Marina Silva, do PSB, atingiu a marca de 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, encontra-se estagnado com 19%.
Não há empate técnico na pesquisa, porque Marina poderia atingir no máximo 31% e Dilma no mínimo 32%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto.
Na última pesquisa Ibope, divulgada em 7 de agosto e com o nome de Eduardo Campos ainda presente, Dilma tinha 38%, Aécio 23% e Campos 9%.
Veja os números da pesquisa estimulada com os 11 presidenciáveis:
– Dilma Rousseff (PT):34%
– Marina Silva (PSB):29%
– Aécio Neves (PSDB): 19%
– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) não chegaram individualmente a 1%, mas todos juntos somaram 1%.
Brancos e nulos representam 7% do eleitorado e outros 8% ainda não sabem em quem votar. A soma de todos os adversários de Dilma é de 51%, 17 pontos a mais do que os 34% de intenções de votos da atual presidente.
Na tarde de hoje a revista Veja especulou, sem sucesso, o resultado da pesquisa Ibope (veja aqui).
SEGUNDO TURNO
Nas simulações de segundo turno, Marina Silva seria eleita com 45% dos votos, contra 36% da atual presidente Dilma Rousseff. Neste cenário, 11% de eleitores encontram-se indecisos e outros 9% anulariam o voto. Contra Aécio Neves, a presidenciável do PT seria reeleita: 41% a 35%. Neste caso, mais eleitores anulariam o voto e não saberiam em quem votar: 12% para as duas alternativas.
PESQUISA ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Dilma aparece com 27%, seguida por Marina Silva, com 18% e Aécio Neves, com 12%.
REJEIÇÃO
Marina Silva é a candidata menos rejeitada entre os três primeiros colocados. A candidata do PSB tem 10% de rejeição. Aécio Neves, em seguida, tem 18% e Dilma Rousseff é rejeitada por 36% do eleitorado.
Pragmatismo Político, com informações de Ibope e Estadão