88% aprovam mais ciclovias em São Paulo, diz pesquisa
Maioria da população de São Paulo aprova ampliação das ciclovias. Tema gerou polêmica esta semana. Senador Aloysio Nunes disse que as ciclofaixas atrapalhavam 'ricos' de Higienópolis. Professora da PUC falou em 'propaganda do PT'
Apesar da polêmica com a criação de espaços exclusivos para o tráfego de bicicletas e a consequente diminuição do espaço para carros nas ruas da capital paulista, 88% dos paulistanos são a favor da construção e ampliação de ciclovias. Isto é o que aponta a oitava edição da pesquisa sobre mobilidade urbana realizada pelo Ibope e pela Rede Nossa São Paulo divulgada nesta quinta-feira.
Além da aprovação do paulistano às ciclovias na cidade, o levantamento mostra que nove em cada 10 moradores da capital paulista aprovam a ampliação das faixas exclusivas para ônibus, criadas na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). A íntegra da pesquisa pode ser vista aqui.
Polêmica
Ainda esta semana, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirmou que as ciclofaixas incomodavam os moradores de Higienópolis, bairro nobres de São Paulo. A professora de semiótica da PUC, Lucia Santaella, foi mais longe. No Facebook, alertou para o fato de que o vermelho é “uma descarada propaganda do PT”, ou uma encomenda “do diabo em pessoa”. O TRE-SP, por sua vez, rejeitou por unanimidade [veja a decisão aqui] a ação judicial que relacionava a cor da ciclofaixa à suposta propaganda partidária.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.
com Rádio Bandeirantes