Redação Pragmatismo
Eleições 2014 05/Set/2014 às 12:28 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Agronegócio pressiona Marina a mudar texto do Plano de Governo

Publicado em 05 Set, 2014 às 12h28

Após modificar trechos do programa de governo em razão da pressão de setores evangélicos, Agronegócio também pede que Marina recue em promessas e faça alterações

marina silva beto albuquerque agronegócio
Marina Silva e seu vice, Beto Albuquerque (divulgação)

Ao escolher o deputado Beto Albuquerque como vice de sua chapa à Presidência, Marina Silva levantou um sinal de trégua com o setor do agronegócio e demonstrou deixar antigas rixas da época de ministra para trás.

A conturbada relação, no entanto, esbarrou em um novo impasse. O setor agora condiciona o apoio à candidata a uma mudança em seu programa de governo. Marina promete rever indicadores de produtividade agrícola para facilitar desapropriação para reforma agrária.

A questão foi considerada por ruralistas como “fora da realidade” e um “contrassenso”. Segundo Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do governo Lula, o índice de produtividade gera insegurança jurídica, “combatida há muito tempo e que a ex-senadora havia incorporado em seu discurso”.

Já o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Correa Carvalho, diz que assunto causou “espanto”: “Parece a história do bode que colocam na sala, para retirar em seguida, quando a situação se torna insuportável”.

Essa não seria a primeira vez que Marina Silva abriria mão de suas convicções para ceder a interesses de seus aliados. Após divulgar programa em favor da causa gay, a candidata foi pressionada pelo pastor Silas Malafaia e, logo em seguida, publicou uma errata alterando o plano de governo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS