Dilma (39%) abre 8 pontos de vantagem sobre Marina (31%) no 1º turno, aponta Ibope. Aécio Neves permanece estacionado e tem apenas 15% das intenções de voto
Pesquisa Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira 12 mostra a presidente Dilma Rousseff oito pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva. A petista registrou 39% das intenções de voto, contra 31% da adversária do PSB. Aécio Neves, do PSDB, se manteve isolado na terceira posição, com 15%.
Os demais candidatos à Presidência somados acumulam 2% dos votos. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro. Levantamento do instituto Datafolha divulgado na última quarta-feira (10) apontou Dilma com 36%, contra 33% de Marina.
O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela ainda que as duas primeiras colocadas empatam tecnicamente em simulação de segundo turno. Marina Silva teria 43% das intenções de voto e Dilma Rousseff, 42%.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 3 (relembre aqui), Dilma tinha 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. Na comparação, portanto, Dilma cresceu dois pontos, Marina caiu dois e Aécio se manteve com 15%. No último levantamento, o percentual de indecisos era de 5% e o dos que disseram que votarão nulo ou em branco era de 7%.
Dos três candidatos, Dilma registra o maior índice de rejeição, com 42%. Aécio Neves é o segundo colocado, com 35%. Sobre Marina Silva, 26% dos entrevistados responderam que não votariam nela de jeito nenhum. A aprovação do governo Dilma cresceu dois pontos, de 36% para 38%, desde a última pesquisa.
Confira os cenários de segundo turno considerados pelo Ibope:
SEGUNDO TURNO
Marina Silva: 43%
Dilma Rousseff: 42%
Branco/nulo: 10%
Não sabe/não respondeu: 5%
No cenário em que Dilma Rousseff enfrenta Aécio Neves, a candidata petista vence o tucano por 48% a 33%. Brancos e nulos somam 13% e outros 6% são de indecisos.
Já quando Marina e Aécio se enfrentam, a presidenciável do PSB vence o ex-governador de Minas por 51% a 27%. Nesta avaliação, brancos e nulos são 14% e 8% não sabem ou não responderam.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma Rousseff tem 35%, contra 23% de Marina Silva e 12% de Aécio Neves.
APROVAÇÃO DO GOVERNO
O Ibope revelou que a avaliação do governo Dilma oscilou dois pontos positivamente dentro da margem de erro. Antes, Dilma era aprovada por 36%. Agora, 38% classificam a atual gestão como ‘bom/ótimo’.