Pesquisa Ibope: Dilma mantém dianteira, cresce 3 pontos e atinge a marca de 37%. Marina sobe 4 e chega aos 33%. Aécio Neves, em queda livre, vai a 15%
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra Dilma Rousseff (PT) três pontos a frente de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial. De acordo com a margem de erro, o resultado configuraria um empate técnico. A presidente, que tenta a reeleição, tem 37% das intenções de voto; a ex-senadora está com 33%.
O senador Aécio Neves (MG), candidato do PSDB, caiu de 19% para 15% e permanece em terceiro lugar. O Pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 1%. Somados, os outros candidatos têm 2% das intenções de voto.
Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no último dia 26 (veja aqui), Dilma liderava com 34%, contra 29% de Marina. A petista subiu três pontos. A ex-ministra do Meio Ambiente cresceu quatro pontos.
A pesquisa Datafolha, divulgada dias depois do Ibope, apresentou um cenário de empate entre a atual presidente e a ex-senadora, ambas com 34% (relembre aqui).
PESQUISA ESTIMULADA
Dilma Rousseff (PT): 37%
Marina Silva (PSB): 33%
Aécio Neves (PSDB): 15%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
José Maria (PSTU): 0%
Luciana Genro (PSOL): 0%
Eduardo Jorge (PV): 0%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
Eymael (PSDC): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 5%
PESQUISA ESPONTÂNEA
A pesquisa espontânea é aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados.
Dilma Rousseff (PT): 31%
Marina Silva (PSB): 25%
Aécio Neves (PSDB): 11%
Outros: 1%
Branco/nulo: 9%
Não sabe/não respondeu: 23%
SEGUNDO TURNO
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
No cenário em que Marina enfrenta Dilma, a pessebista vence a petista por 46% a 39%. Neste cenário, brancos e nulos somam 8% e indecisos 6%.
Quando Dilma enfrenta Aécio, a atual presidente vence o candidato tucano por 47% a 34%. Brancos e nulos chegam a 11% e indecisos 8%.
O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.
REJEIÇÃO
Dilma é rejeitada por 31% do eleitorado – número inferior em relação aos 36% da semana passada. Marina é rejeitada por 12%, número superior aos 10% no último levantamento. Aécio manteve os 18% de rejeição da última pesquisa.
Acompanhe aqui o histórico e a evolução das pesquisas eleitorais.
com informações do IBOPE e da TV Globo – veículo contratante da pesquisa