CNT/MDA: Dilma abre vantagem sobre Marina no 1º turno e aparece numericamente a frente também no 2º turno. Aécio cresce e busca sobrevida
A presidente Dilma Rousseff (PT) abriu 8,6 pontos de vantagem sobre Marina Silva no primeiro turno das eleições, revela nova pesquisa do instituto MDA (íntegra aqui). A candidata à reeleição pelo PT tem 36% das intenções de voto, contra 27,4% da adversária do PSB. O candidato do PSDB, Aécio Neves, manteve a linha de crescimento, subindo mais 2,9 pontos, com 17,6% das intenções de voto.
Com relação ao último levantamento CNT/MDA divulgado em 9 de setembro, Dilma perdeu 2,1 pontos, Marina caiu 6,1 e Aécio subiu 2,9 pontos percentuais.
A mostra foi divulgada na manhã desta terça-feira 23 em Brasília pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
SEGUNDO TURNO
Em uma das simulações de segundo turno, Dilma teria 42% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Marina, que teria 41%. Entre Dilma e Aécio, a candidata do PT seria reeleita com 45,5%, e Aécio registaria 36,5%, segundo a pesquisa.
ESPONTÂNEA
Quando os entrevistadores não apresentam placas com os nomes dos candidatos – Dilma subiu de 30,9% para 31,4%, enquanto Marina caiu de 25,8% para 23%. Aécio Neves mostrou um crescimento de 4,3 pontos percentuais, chegando a 14,4%.
INDECISOS
Os eleitores que não sabem ou não responderam à pergunta estimulada para o primeiro turno somam 9,3%. Esses eleitores foram questionados sobre os candidatos nos quais há mais chance de depositarem seus votos. Com a possibilidade de uma resposta múltipla, Marina Silva aparece em primeiro lugar, com 34,8%. Logo em seguida está Dilma Rousseff, com 33,7%. Em terceiro vem Aécio Neves, citado por 28,9% dos eleitores.
A pesquisa divulgada nesta terça-feira foi realizada entre os dias 20 e 21. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.