Datafolha: Dilma amplia vantagem sobre Marina em comparação com o último levantamento e Aécio ganha dois pontos. No segundo turno, há empate técnico
O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (19) a sua mais recente pesquisa para a disputa presidencial. Dilma Rousseff (PT) continua líder, com 37%, seguida de Marina Silva (PSB), que soma 30%. Aécio Neves (PSDB), terceiro colocado, chega aos 17%. Em comparação com o último levantamento do mesmo instituto, divulgado no dia 10 de setembro, a atual presidente oscilou um ponto para cima, enquanto caiu Marina três e Aécio avançou dois.
Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) atingiram 1% cada. Todos os demais candidatos não alcançaram 1% individualmente, mas somados eles têm 1%. Brancos e nulos são 6% e outros 7% estão indecisos.
Para o Datafolha, é a primeira vez que Dilma Rousseff abre vantagem para Marina Silva, desde que a ex-senadora entrou na disputa presidencial, após a trágica morte de Eduardo Campos.
SEGUNDO TURNO
No cenário em que Marina (46%) e Dilma (44%) se enfrentam, há empate técnico dentro da margem de erro, com ligeira vantagem para a ex-senadora.
No segundo cenário Dilma (49%) venceria Aécio (39%) com dez pontos de vantagem.
Na disputa entre Marina e Aécio, a ex-senadora vence o candidato tucano por 49% a 35% (na semana anterior, a vantagem de Marina nesta simulação era de 54% a 30%)
ESPONTÂNEA
A pesquisa espontânea é aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados para o entrevistado. A modalidade é considerada a melhor para medir a fidelidade do leitor.
Dilma Rousseff: 30%
Marina Silva: 24%
Aécio Neves: 12%
Outros: 1%
Brancos/nulos: 6%
Não sabe: 26%
REJEIÇÃO
Pela primeira vez, a rejeição de Marina Silva ultrapassou a de Aécio Neves, segundo o Datafolha.
Dilma Rousseff: 33%
Marina Silva: 22%
Aécio Neves: 21%
O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.