Veja perde por 7 a 0 no Tribunal Superior Eleitoral e é obrigada a abrir direito de resposta para o PT nas páginas da revista. Reportagem dizia, sem apresentar provas, que partido pagou para evitar novo escândalo na Petrobras
Em decisão unânime (7 votos a 0), o TSE condenou a revista Veja a reparar o dano causado ao Partido dos Trabalhadores por uma reportagem publicada há duas semanas. A matéria afirmava que o partido pagou para evitar que fosse divulgado um novo escândalo envolvendo a Petrobras.
O advogado do PT, Alexandre Severo, argumentou que a reportagem ofendeu o PT e prejudicou a sigla em meio ao processo eleitoral.
Já o advogado da revista Veja, Alexandre Fidalgo, disse que a publicação trouxe material jornalístico, precedido de apuração. “O que está em discussão é material jornalístico e só material jornalístico. O argumento de que a liberdade de expressão tem suas restrições, e de fato há que se punir quando há excessos, mas não é o que a gente encontra nos textos da matéria jornalística aqui”, disse o advogado da revista.
VEJA TAMBÉM: Revista Veja diz que homossexualidade não existe
Ao conceder o direito de resposta ao PT, o relator do processo no TSE, ministro Admar Gonzaga, afirmou que a reportagem traz “ofensa infundada” contra a sigla sem apresentar qualquer tipo de prova.
O direito de resposta, de uma página inteira, em caixa alta, deverá ser publicado nesta ou na próxima edição de Veja – a depender da intimação dos dirigentes da editora, hoje conduzida por Giancarlo Civita e Fabio Barbosa.
com informações de Agência Estado
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.