Nova pesquisa Datafolha para a eleição presidencial mostra o acirramento da disputa pelo segundo lugar entre Marina e Aécio. Dilma lidera com folga. Levantamento foi realizado entre ontem e hoje
O Datafolha divulgou a sua mais nova pesquisa para a eleição presidencial nesta quinta-feira (2). De acordo com o instituto, Dilma Rousseff (PT) manteve os 40% do levantamento anterior, Marina Silva (PSB) oscilou um ponto para baixo e tem 24% e Aécio Neves (PSDB) oscilou um ponto para cima e chegou aos 21%. Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) têm 1% cada. Todos os outros candidatos não chegaram a 1%. Brancos e nulos são 5% e indecisos também somam 5%.
VOTOS VÁLIDOS
Quando são eliminados os votos brancos e nulos e considerados apenas os votos válidos, Dilma tem 45%, Marina 27% e Aécio 24%. O que significa que a candidata petista está a 5 pontos de liquidar a eleição ainda no primeiro turno.
Para vencer a disputa no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.
SEGUNDO TURNO
Dilma vence tanto Aécio como Marina no segundo turno pela mesma diferença: 48% a 41%.
ESPONTÂNEA
Na modalidade espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma Rousseff aparece com 35%, Marina Silva tem 20% e Aécio Neves 17%.
O Datafolha ouviu 12.022 mil eleitores em 433 municípios entre os dias 1 e 2. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo.