Redação Pragmatismo
Eleições 2014 01/Out/2014 às 09:20 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Ibope: Dilma tem 14 pontos de vantagem e vence no 2º turno

Publicado em 01 Out, 2014 às 09h20

Assim como todos os outros institutos, Ibope confirma tendência de crescimento de Dilma Rousseff. Aécio Neves se aproxima de Marina Silva

dilma marina aécio pesquisa ibope
Dilma supera Marina com certa folga no primeiro turno, diz Ibope. Presidente também vence no segundo. Aécio entra na briga (Imagem: Pragmatismo Político)

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) confirmou os números da pesquisa Datafolha. Ambas foram divulgadas quase que simultaneamente. No Ibope, Dilma Rousseff tem 14 pontos de vantagem sobre Marina Silva, no Datafolha a vantagem é de 15 pontos.

Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada um e os outros candidatos somam 1%. Votos brancos e nulos somam 7% e indecisos são 7%.

Confira os números do Ibope:

Dilma Rousseff (PT) 39% [+1 em relação ao levantamento anterior]
Marina Silva (PSB) 25% [-4 em relação ao levantamento anterior]
Aécio Neves (PSDB) 19% [manteve o índice em relação ao levantamento anterior]

SEGUNDO TURNO

Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina estão empatadas no limite da margem de erro, com 42% e 38%, respectivamente. Na pesquisa anterior, ambas as candidatas tinham 41 pontos. Em um cenário com Aécio Neves, a atual presidente vence por 10 pontos de vantagem, 45% a 35%. Se o confronto direto ocorresse entre Marina e Aécio, a ex-ministra de Lula teria 38%, e o ex-governador de Minas Gerais, 34%.

Dilma lidera em todas as regiões

A presidente apresenta mais intenções de voto nas cinco regiões do país. A maior vantagem é no Nordeste, a segunda região em número de eleitores do Brasil, onde alcança 56%. Marina tem 24%; Aécio, 9%.

Nos três Estados da região Sul, Dilma lidera isolada e apresenta tendência de crescimento: tem 39%; Aécio, 26%; Marina, 16%.

No Sudeste e no Centro-oeste, região que reúne o maior número de eleitores, aparece com ligeira vantagem: tem 30%; Marina, 29%; Aécio, 25%.

A pesquisa foi contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a TV Globo. Para realizá-la, o Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS