Ibope: Dilma tem 14 pontos de vantagem e vence no 2º turno
Assim como todos os outros institutos, Ibope confirma tendência de crescimento de Dilma Rousseff. Aécio Neves se aproxima de Marina Silva
A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) confirmou os números da pesquisa Datafolha. Ambas foram divulgadas quase que simultaneamente. No Ibope, Dilma Rousseff tem 14 pontos de vantagem sobre Marina Silva, no Datafolha a vantagem é de 15 pontos.
Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada um e os outros candidatos somam 1%. Votos brancos e nulos somam 7% e indecisos são 7%.
Confira os números do Ibope:
Dilma Rousseff (PT) 39% [+1 em relação ao levantamento anterior]
Marina Silva (PSB) 25% [-4 em relação ao levantamento anterior]
Aécio Neves (PSDB) 19% [manteve o índice em relação ao levantamento anterior]
SEGUNDO TURNO
Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina estão empatadas no limite da margem de erro, com 42% e 38%, respectivamente. Na pesquisa anterior, ambas as candidatas tinham 41 pontos. Em um cenário com Aécio Neves, a atual presidente vence por 10 pontos de vantagem, 45% a 35%. Se o confronto direto ocorresse entre Marina e Aécio, a ex-ministra de Lula teria 38%, e o ex-governador de Minas Gerais, 34%.
Dilma lidera em todas as regiões
A presidente apresenta mais intenções de voto nas cinco regiões do país. A maior vantagem é no Nordeste, a segunda região em número de eleitores do Brasil, onde alcança 56%. Marina tem 24%; Aécio, 9%.
Nos três Estados da região Sul, Dilma lidera isolada e apresenta tendência de crescimento: tem 39%; Aécio, 26%; Marina, 16%.
No Sudeste e no Centro-oeste, região que reúne o maior número de eleitores, aparece com ligeira vantagem: tem 30%; Marina, 29%; Aécio, 25%.
A pesquisa foi contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a TV Globo. Para realizá-la, o Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.