Veja vira meme na internet após última tentativa de golpe. Desespero da revista pode ser explicado pela divulgação das mais recentes pesquisas para a eleição presidencial, que colocam Dilma Rousseff entre 6 e 8 pontos à frente de Aécio Neves
A revista Veja virou piada na internet após antecipar a divulgação de sua última capa antes da eleição presidencial do próximo domingo. Um site reuniu dezenas de capas fantasiosas que a revista poderia utilizar como última tentativa de influenciar o voto do eleitor. Nas redes sociais, a hashtag #desesperodaveja se tornou a mais comentada do Brasil.
O desespero da revista pode ser explicado a partir da divulgação das últimas pesquisas Ibope e Datafolha para a Presidência da República, que colocaram, respectivamente, Dilma Rousseff 8 e 6 pontos à frente de Aécio Neves. A tentativa de golpe, contudo, durou menos de 24 horas (saiba mais aqui).
Não é a primeira vez que Veja tenta mudar os rumos do processo eleitoral a poucos dias da eleição. Foi assim em 2006 e em 2010, com capas divulgadas antecipadamente, mas com conteúdo especulativo e inconsistente.
A perda de credibilidade da revista, com declínio de vendas ano a ano, é reflexo de um jornalismo especulativo, descompromissado com a verdade e que agora [na contemporaneidade] precisa lidar com o contraponto de veículos de comunicação ascendentes oriundos da mídia alternativa.
O desenvolvimento da consciência crítica do eleitor serve de impulso para que ele busque novas fontes de informação e, colocando-as em conflito, forme a sua opinião.
Confira abaixo mais algumas capas sobre Veja que viraram piada na internet:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.