Deputada estadual mais jovem dos EUA tem 18 anos e é ultraconservadora. Recém-formada no colégio, a republicana Saira Blair foi eleita legisladora com 63% dos votos e uma campanha pró-armas e contra o casamento gay e o aborto
Em meio a eleições marcadas pelo avanço republicano — na Câmara, no Senado e nos governos estaduais —, o partido opositor à Casa Branca também conseguiu outro feito importante nas chamadas ‘midterms’ desta terça-feira (04/11) nos Estados Unidos ao eleger com 63% dos votos a mais jovem legisladora estadual do país, a conservadora Saira Blair, de 18 anos de idade.
A campanha da recém-nomeada jovem deputada estadual na Virgínia Ocidental foi feita sobre bases bem conservadoras. Pró-armas e antiaborto, Saira Blair é contra o casamento gay, advoga pela redução de uma série de impostos e é a favor de exigir exames toxicológicos de pessoas que recebem assistência social nos EUA.
VEJA TAMBÉM: Estudante de Direito tenta refundar a ARENA no Brasil
Há alguns meses, nas primárias do Partido Republicano, Saira Blair já havia superado seu correligionário — que concorria ao terceiro mandato — por dois terços de diferença. Na ocasião, tinha apenas 17 anos, impedida pela lei de votar nela própria.
O engajamento da candidata eleita não é de hoje. Filha de político, Blair frequenta as reuniões do Partido Republicano desde os 12 anos e perdeu o baile de formatura para comparecer a um encontro da juventude republicana local.
“Quando decidi concorrer ao cargo público, fiz isso porque acredito firmemente que a voz da minha geração, perspectivas frescas e ideias inovadoras podem ajudar a resolver alguns dos problemas mais desafiadores do estado”, disse a candidata eleita, após anúncio da vitória.
Felipe Amorim, Opera Mundi
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.