Policial para homem negro por 'andar na rua com as mãos no bolso'
Homem negro é parado por policial no meio da rua por andar com as mãos no bolso durante um dia frio de inverno. “Você está deixando as pessoas nervosas”, explicou o oficial
O dia pode estar congelando na cidade de Pontiac, Michigan (EUA), mas se você for um homem negro caminhando nas ruas é melhor manter as suas mãos fora do bolso, do contrário correrá o risco de ser abordado pela polícia por estar ‘deixando as pessoas nervosas ou perturbadas’.
Parece inacreditável, mas foi o que aconteceu com Brandon McKean, homem negro que postou um vídeo em seu Facebook e no Youtube que mostra o seu diálogo com um policial que o abordou no Dia de Ação de Graças enquanto ele caminhava pela rua.
“Você está caminhando na rua… você está deixando as pessoas nervosas”, responde o policial ao ser questionado por Mckean sobre as razões da abordagem.
“Por caminhar?”, pergunta Mckean, indignado.
“Sim, disseram que você estava com as mãos no bolso”, responde o policial, que também começa a gravar o diálogo em seu celular.
“Uau, caminhar com as mãos no bolso provoca nervosismo nas pessoas a ponto de elas precisarem chamar a polícia quando se está nevando?”, questiona Mckean. “Sim”, responde o policial calmamente.
“Claro que sim. Por causa de toda essa situação policial acontecendo por todo o país”, respondeu Mckean, se referindo aos protestos em dezenas de cidades norte-americanas por conta do não indiciamento do policial branco que assassinou com 6 tiros o jovem negro Michael Brown, que estava desarmado.
O policial ainda pergunta a Brandon Mckean se ele considera que a conversa entre ambos está sendo “inconveniente”. Brandon diz que sim, mas o policial insiste em dizer que a abordagem é necessária: “Temos muitos roubos acontecendo, então estou apenas checando”.
Vídeo: