Levando-se em conta a saúde da consciência política nacional, Gentili e o SBT estão conseguindo dar de goleada nas "meninas do Jô". O que esperar de uma Rede de TV que bajulava o regime militar ao ponto de Silvio Santos, em seus programas de domingo, reservar um espaço para o presidente da hora, como que retribuindo a concessão da sua empresa recebida dos generais?
ALE – Pragmatismo Político
Levando-se em conta a saúde da consciência política nacional, nada mais anti-higiênico do que o debate político promovido pelo programa do SBT, apresentado por Danilo Gentili, exatamente por ocasião da passagem do ano. Hermano Henning, Rachel Sheherazade, Joseval Peixoto e uma outra moça que apresenta telejornais na emissora, ao fazerem um balanço do ano findo de 2014 e projeções para 2015, se dedicaram exclusivamente a “flagelar” o governo Dilma e a responsabilizar totalmente o PT pelos escândalos na Petrobras e em todo o país.
De forma manipuladora e carente de argumentos sólidos, eles se comportaram orquestradamente, como se possuíssem um alvo de audiência específico: o público despolitizado e de compreensão ingênua que compõe, em grande maioria, os telespectadores do referido canal. Esqueceram, no entanto, que por ser aquele um programa de entrevistas – que, por si só, implica em certa seletividade –, e exibido em horário pouco popular, muitas pessoas articuladas o assistem (porém bem menos, sem dúvida, naquele dia especial e festivo) em busca de algo inspirador; e sempre acham, para o bem ou para o mal.
Infelizmente, neste Réveillon, o jornalismo do SBT, regido por Gentili, só trouxe malefícios aos (esses, sim) desinformados e/ou desprovidos de capacidade analítica que estavam a vê-los. Com suas bactérias verbais, conseguiram dar de goleada nas “meninas do Jô” nos requisitos: falsidade (sabiam que estavam deturpando a realidade), incompetência (faltou-lhes elementos convincentes para sustentar o já falido discurso da direita) e má fé (não tiveram a grandeza de evitar o envenenamento ainda maior – com inverdades – da mente de pessoas que, por vários motivos, já vivem ludibriadas pela mídia tradicional.
Mas, o que esperar de uma Rede de TV que bajulava o regime militar ao ponto de Silvio Santos, em seus programas de domingo, reservar um espaço para o presidente da hora, com o informativo “A SEMANA DO PRESIDENTE”, como que retribuindo a concessão da sua empresa recebida dos generais?
O fato é que essa postura do SBT é uma amostra – grosseira, é certo – do quanto as Redes Sociais precisam adquirir a consciência da responsabilidade (e missão) que têm de decretar, inapelavelmente, a falência da imprensa tradicional.
SAIBA MAIS: Luciana Genro estuda processar Danilo Gentili após ser comparada a Hitler
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook