Ranking realizado pela CIA revela quais são os países com as pessoas mais obesas e mais magras do mundo
O número de adultos obesos em todo o mundo disparou nos últimos 30 anos, como aponta um relatório realizado pela CIA (Agência Central de Inteligência Norte-Americana). O informe revela que as 10 nações com mais pessoas obesas são Estados insulares do Pacífico.
De acordo com o levantamento, atualmente 700 milhões de pessoas sofrem dessa doença em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é o sexto fator principal de mortes no mundo. Todos os anos, cerca de 3,4 milhões de adultos morrem como consequência do sobrepeso.
Entre os países com mais pessoas obesas estão Samoa Americana, dependência dos EUA localizada na Polinésia, onde 75% da população adulta têm sobrepeso, Nauru, localizado na Oceania, com 71% dos cidadãos com sobrepeso, e Ilhas Cook (64%), também na Polinésia.
Leia também: Maconha pode ser usada no tratamento da obesidade, descobrem pesquisadores
São Cristóvão e Nevis (41%) e a República das Bahamas (35%), que também são insulares, mas se localizam no Caribe, ou seja, no oceano Atlântico, são os países americanos com maior quantidade de adultos acima do peso.
Com 1/3 da população obesa, os Estados Unidos aparecem na 18ª posição no ranking, à frente de países como o México, na 23ª posição, com 32%, África do Sul, com 31,3%. O Brasil aparece na 102ª posição, com 19% da população acima do peso.
Saiba mais: A fórmula dinamarquesa para combater a obesidade infantil
Por outro lado, os países mais magros do mundo, com menos de 2% da população acima do peso, são africanos e asiáticos. No ranking aparecem Etiópia, com 1,1%, Bangladesh (1,1%), Nepal (1,4%), Eritreia (1,5%), Madagascar (1,6%), Vietnã (1,7%), República Democrática do Congo (1,7%) e Índia (1,9%).
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook