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Internautas criticam campanha machista do Ministério da Justiça

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Após polêmica e enxurrada de críticas, Ministério da Justiça apaga peça publicitária machista e pede “desculpas pelo mal entendido”

Campanha do Ministério da Justiça foi duramente criticada por internautas nas redes sociais (reprodução)

A peça publicitária da campanha “Bebeu, perdeu” do Ministério da Justiça, levantou um debate nas redes sociais na última semana. A imagem, divulgada no perfil oficial do ministério no Facebook, mostra duas jovens segurando o celular e rindo de outra garota, além de uma mensagem que diz: “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”. A publicação teve mais de mil compartilhamentos, duas mil curtidas e centenas de críticas. A foto ficou disponível na web por cerca de três horas. Após a repercussão negativa, foi retirada do ar.

“Ministério da Justiça, oi? É aquela que diz que a mulher foi molestada porque estava vestida de forma inapropriada, foi estuprada porque bebeu. É isso? Vamos, mais uma vez, culpar as mulheres por violências sofridas? Não, não é ‘Bebeu, perdeu’. Errado é quem tira as fotos, quem faz os vídeos. Errado é quem compartilha. A campanha é absurda!”, desabafou uma seguidora. “Quer conscientizar acerca do uso abusivo da bebida, mas ao mesmo tempo associa e reforça o bullying ainda mais entre as mulheres?”, diz outra publicação.

Em resposta, o ministério se desculpou, disse que houve um equívoco e ressaltou que a peça tem o objetivo de conscientizar. “A campanha #‎BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha”, diz a mensagem. O novo post, porém, também recebeu ataques.

Para a especialista em direito da mulher, Lia Zanotta Machado, a imagem é de mau gosto. “É uma mensagem muito forte de bullying com as mulheres. Não se pode culpar uma pessoa que bebeu, perdeu o controle, e foi abusada. É uma imagem equivocada que acaba legitimando ações preconceituosas”.

Campanha

Um dos objetivos da iniciativa é sensibilizar os comerciantes a não vender o produto para crianças e jovens – prática criminosa que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pode ser punida com até quatro anos de prisão e multa.

A estratégia de comunicação foi elaborada a partir dos resultados de uma pesquisa encomendada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo o estudo, feito em 2010, 60% dos jovens estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e do 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares, responderam que já consumiram álcool ao menos uma vez na vida. Desses, 15,4% tinham entre 10 e 12 anos, e 43,6% entre 13 e 15 anos.

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com Correio Braziliense

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