Categories: Saúde

Mãe de blogueira fitness de 9 anos defende filha: “tudo é supervisionado”

Share

Fotos de ‘blogueira fitness infantil’ de 9 anos provocam polêmica e internautas se dividem entre admiração e crítica. Pediatras e fisiologistas falam dos possíveis prejuízos que altas carga de exercícios podem gerar em crianças. Mãe se defende e diz que “treinar foi uma decisão pessoal” da filha

Postagem de Anna Clara em seu instagram. Garota de 9 anos ficou conhecida como a ‘blogueira fitness mirim’

A estudante Anna Clara Lagares Mansur, de 9 anos, está ganhando milhares de seguidores nas redes sociais ao postar fotos de sua rotina de exercícios em uma academia de Goiânia e se intitulando como “blogueira fitness infantil”. Entretanto, as imagens causaram polêmica depois que muitos internautas consideraram um exagero por parte dos pais deixar uma criança se dedicar tão cedo a uma série de exercícios.

Para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital São Luiz, em São Paulo, garotas de nove anos devem fazer exercícios de baixo impacto, como natação, atletismo, balé e ginástica olímpica, sempre com a aprovação de um pediatra. De acordo com ele, a musculação pode prejudicar a absorção de cálcio e causar danos articulares, musculares e ósseos, comprometendo o crescimento da criança. Um pediatra poderia, eventualmente, abrir uma exceção para os pequenos com sobrepeso. “No consultório, eu só libero a musculação depois da fase do estirão, dos 13 aos 15 anos”, afirma Reibscheid.

A rotina da menina também é vista com ressalvas por Paulo Correia, fisiologista do exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Salas de academia não são adaptadas para crianças”, diz ele. Mais do que exercícios isolados de musculação, os pequenos precisam praticar atividades que estimulem a coordenação motora e fortaleçam vários músculos ao mesmo tempo, ressalta o fisiologista. Algumas modalidades indicadas são vôlei, basquete, natação e dança. “Além disso, a atividade precisa ser divertida. Uma brincadeira de cabo de guerra, por exemplo, exercita mais músculos ao mesmo tempo do que a musculação.”

Mãe rebate críticas

Nesta terça-feira, a conta da menina no Instagram – cujo número de seguidores pulou de 2.000 para 20.000 em menos de 24 horas – foi inundada de comentários, divididos entre a admiração e a crítica. Diante da repercussão, a mãe da garota, Mileny Manur, escreveu um texto dizendo que toda a família pratica atividade física e se alimenta bem.

Anna Clara malha uma hora por dia, duas vezes por semana (Foto: Arquivo Pessoal)

“Primeiramente, quero deixar bem claro que ela tem família. Família esta que se preocupa com toda a educação e saúde necessária para seus filhos (que por sinal, só nos dão muita felicidade). Ela faz atividades físicas, desde os 2 anos de idade. Já fez balé e natação. Aqui em casa, todos nós praticamos exercícios físicos e nos alimentamos muito bem. Treinar foi um pedido e decisão exclusivamente dela”.

Ainda segundo a mãe, os exercícios de Clara são monitorados de perto e não prejudicam a sua formação. “Ela treina duas vezes por semana acompanhada pelo pai, que é educador físico há 13 anos. Os treinos são funcionais e adaptados à idade dela, realizados como uma atividade lúdica. Ela tem uma rotina normal de qualquer criança”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook