Primeiras imagens de Fidel Castro em 6 meses são divulgadas. Ex-presidente cubano aparece em sua casa ao lado da esposa e do líder estudantil Randy Perdomo
O jornal oficial do Partido Comunista Cubano, Granma, divulgou na noite desta segunda-feira (02/02) fotografias recentes do ex-presidente em um encontro com o líder estudantil Randy Perdomo, no último dia 23 de janeiro, em sua residência.
Além de Granma, outros veículos oficiais cubanos como Cubadebate publicaram e disponibilizaram 21 novas fotos de Castro na internet. São as primeiras fotos do líder da Revolução de 1959 divulgadas em seis meses.
De acordo com a imprensa local, Perdomo foi convidado para visitar o ex-chefe de Estado por causa do projeto da Federação dos Estudantes Universitários para comemorar o 70º aniversário do ingresso de Fidel Castro na Universidade de Havana. O encontro teria durado pelo menos três horas.
Nas imagens feitas em sua residência, Fidel comemora o retorno dos últimos três do grupo dos “Cinco Cubanos”, presos durante anos nos Estados Unidos. As fotografias também mostram sua mulher, Dalia Castro.
Na última segunda-feira (27/01), Fidel assinou uma carta em que declarou não confiar na política dos Estados Unidos, acrescentando que isso “não significa a rejeição de uma solução pacífica dos conflitos e dos perigos da guerra”. Um dia depois, Castro recebeu a visita do teólogo e intelectual brasileiro Frei Betto, mas não foram divulgadas imagens.
Desde o anúncio do reestabelecimento de relações diplomáticas entre os governos cubano e norte-americano, esperava-se que Fidel fornecesse declarações públicas. O silêncio do ex-presidente cubano, longe do poder desde 2006, alimentou rumores sobre sua atual condição física.
A última aparição do líder cubano de 88 anos aconteceu há mais de um ano. Mas, em agosto de 2014, a imprensa cubana noticiou o encontro com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook